Skip to main content Skip to footer

FULL VALUE.
FULL STOP.

Os Future Systems podem ajudá-lo
a escalar inovação e alcançar valor
por inteiro

Arrow down

Resumo

  • As lideranças empresariais investem nas tecnologias mais recentes, mas não conseguem extrair todo o valor para seus negócios.
  • Nós desvendamos o segredo do uso estratégico da tecnologia ao estudar tanto os “Líderes”, que constroem o que chamamos de Future Systems, quanto os “Retardatários”, que investem mas não escalam nem obtêm o pleno valor da inovação.
  • As apostas são altas: os Líderes alcançam mais do dobro do crescimento de receitas do que os Retardatários.
  • As organizações podem adotar o mindset e os métodos dos Líderes para reduzir a lacuna da inovação e construir sistemas sem fronteiras, adaptáveis e radicalmente humanos.

Tecnologia está em todos
os lugares, valor não.

A crescente lacuna da inovação

Sob uma intensa pressão para obter crescimento, as lideranças das empresas adotam tecnologias que oferecem novas capacidades e aplicações. Mas muitas ainda brigam para escalar a inovação por toda a companhia.

Isso está criando o que chamamos de lacuna da inovação – a diferença entre o investimento em tecnologias inovadoras e o valor efetivamente obtido.

É difícil capturar valor, em parte porque o pacote da TI convencional – que abrange aplicativos de software, hardware, telecomunicações, instalações e data centers – não foi construído para absorver analytics, sensores, computação móvel, aplicativos de inteligência artificial, a internet das coisas (IoT) e bilhões de dispositivos. Nem foi desenhado para se adaptar ao mundo de amanhã, não importa como ele possa ser.

E não é que companhias genuinamente digitais estejam fechando suas lacunas de valor enquanto empresas mais antigas não. A realidade é outra.

Descobrimos que o crescimento em qualquer tipo de organização depende de uma estratégia sistemática e sequencial de adoção alinhada aos Future Systems – sistemas empresariais capazes de escalar inovação rapidamente e que assegurem às companhias a agilidade estratégica de que precisam.

Tech is everywhere

Trabalhe os Sistemas

Para desvendar o segredo, conduzimos nossa maior pesquisa de sistemas empresariais já feita e coletamos dados de mais de 8.300 estratégias de TI das empresas, indagando sobre:

  • adoção de tecnologias-chave
  • penetração das tecnologias adotadas
  • cultura organizacional

Pontuamos as empresas sob estas três dimensões – chamando aquelas localizadas nos 10% do topo da lista de Líderes e as últimas 25% de Retardatárias. Ao acompanharmos os indicadores de desempenho entre 2015 e 2023 (projetados), vemos uma forte correlação entre adoção de tecnologias e valor alcançado, ou esperado.

A diferença é impressionante: os Líderes aumentam as receitas numa escala maior do que o dobro das Retardatárias.

E o potencial de perdas é uma bola de neve.

Em 2018, os Retardatários tiveram uma perda de 15% de receitas anuais. Se eles não mudarem, poderão ter uma redução de 46% nas suas receitas em 2023.

Laggards annual revenue graph 2 Laggards annual revenue graph 3 Laggards annual revenue graph 4

Este modelo ilustrado mostra que a diferença do crescimento das receitas entre os Líderes e os Retardatários deve aumentar. O crescimento esperado reportado pelos Líderes está representado pela linha roxa, e o dos Retardatários, pela linha azul. Os valores em dólares ilustram o custo de oportunidade para uma companhia hipotética com receitas de US$ 10 bilhões em 2015.

Capture Valor

Os Líderes têm uma postura proativa em relação à adoção de tecnologias e uma clara visão sobre como seus Future Systems deverão ser.

Enquanto algumas empresas são Líderes natas, outras se tornaram Líderes: qualquer uma pode absorver a mentalidade e os métodos das 10% do topo da nossa lista.

Mas não se trata apenas de reunir novas ferramentas: elas priorizam e sequenciam implementações de forma ideal. Elas cultivam os Future Systems -- uma mentalidade que leva as companhias a adotar complexos e interconectados sistemas de tecnologias, aplicações e pessoas. Como resultado, seus sistemas permitem um fluxo contínuo e suave de inovações de produtos e serviços de um processo para outro.

Os Retardatários, ao contrário, têm esperança de que uma abordagem de “fast follower”, que implementa tecnologias como soluções individuais e pontuais sem um plano apropriado para novos sistemas, seja o bastante. Por isso, quando surge uma inovação com potencial para mudar o jogo, eles ficam impedidos de escalá-la.

Olhemos mais de perto as razões que levam as Líderes a construir vibrantes Future Systems, sem fronteiras, adaptáveis e radicalmente humanos:

Sem Fronteiras

Sistemas sem fronteiras aproveitam os limites indefinidos para criar novos espaços onde ideias e parcerias podem prosperar.

Historicamente, os componentes do acervo de TI – database, aplicativos e infraestrutura – foram tratados como entidades independentes. Hoje em dia, as separações estão sumindo.

Organizações sem fronteiras utilizam a nuvem, têm uma abordagem uniforme sobre dados, segurança e governança e estabeleceram caminhos para explorar parcerias de negócio/tecnologia não convencionais.

75
%
Pie chart 75%

dizem que sistemas derrubam os muros entre dados, infraestrutura e aplicações -- entre humanos e máquinas e até entre organizações concorrentes.

Adaptáveis

Sistemas adaptáveis aprendem e aperfeiçoam-se sozinhos, eliminam o atrito que atrapalha o crescimento dos negócios e ajudam humanos a tomar melhores decisões muito mais rápido. Impulsionadas por avanços em dados e tecnologias inteligentes, as empresas com sistemas adaptáveis não se intimidam diante das mudanças no mercado.

Decoupling Entire IT Stack Decoupling Entire IT Stack Decoupling Entire IT Stack graph

Mais de 80% dos Líderes concordam que o desacoplamento de todo o acervo de TI é um passo-chave para os sistemas adaptáveis, em comparação com menos de 40% dos Retardatários que também pensam assim.

Indicadores-chave de organizações adaptáveis incluem o uso intensivo de automação e IA, uma cadeia de suprimento de dados contínuo na nuvem para impulsionar a IA na empresa, e uma estável, porém modular e flexível arquitetura em constante evolução.

Radicalmente humanos

Sistemas radicalmente humanos falam, ouvem, veem e entendem exatamente como nós, e trazem uma simplicidade elegante a toda interação homem-máquina.

91
%
Pie chart 91%

91% dos Líderes são extremamente eficientes no trabalho com equipes multidepartamentais que combinem TI e negócios para criar soluções centradas no consumidor, em comparação com apenas 41% dos Retardatários.

Graças a tecnologias como natural-language processing (NLP), visão computacional, reconhecimento de voz e machine learning, sistemas radicalmente humanos estão se tornando menos artificiais e mais inteligentes, mais fáceis de interagir e mais eficientes.

Companhias radicalmente humanas têm uma abordagem estruturada e de fail-fast para avaliar o potencial de tecnologias emergentes, aplicar contextos de IA responsável a fim de construir confiança homem-máquina e usar human-centric design thinking como prática padrão.

Empresas que pensam em termos de sistemas, ao contrário de soluções pontuais, superam as demais tanto em receitas quanto em crescimento de margens.

Há Método no Mindset

Os Líderes tomam sistematicamente cinco medidas-chave para fechar a lacuna da inovação e se destacar acima dos demais.

Os Líderes tomam sistematicamente cinco medidas-chave para fechar a lacuna da inovação e se destacar acima dos demais.

  1. Adoção de tecnologias que tornem a organização mais ágil e flexível

    Os Líderes movem-se na direção de dados, infraestrutura e aplicações desacopladas, permitindo maior flexibilidade e uma cultura de TI mais ágil.

    Enquanto os Líderes optam por arquiteturas flexíveis, uniformes e escaláveis capazes de responder às demandas do mecado, como pagamentos seguros e rápidos, os Retardatários acham difícil se distanciar de arquiteturas rígidas de TI que os deixam impossibilitados de maximizar os investimentos em inovação e vulneráveis a extensas interrupções dos sistemas.

    97% dos Líderes adotam tecnologias de ponta como arquiteturas microservices, containers e Kubernetes que possibilitam o desacoplamento.

  2. Reforço da presença na nuvem

    Cloud computing é essencial para os Future Systems, pois permite às companhias utilizar com sucesso outras tecnologias, inclusive IA e analytics. Por isso, os Líderes tratam a nuvem como uma catalisadora para a inovação.

    Sophisticated cloud adoption - laggards Sophisticated cloud adoption - leaders Sophisticated cloud adoption bar graph

    95% dos Líderes adotaram serviços sofisticados de cloud em comparação com cerca de 30% dos Retardatários, que tendem a ver a nuvem como um “data-center” mais barato.

  3. Reconhecimento dos dados como um ativo e uma responsabilidade

    Os Líderes garantem a qualidade dos dados ao criar medidas de segurança que antecipem ameaças e ao construir eticamente ambientes responsáveis para gerenciamento de dados e IA. Isso estabelece um círculo virtuoso de criação e consumo de dados, visto que a qualidade está em constante aperfeiçoamento.

    90% dos Líderes asseguram a qualidade dos dados -- apenas 40% dos Retardatários fazem o mesmo. E enquanto 90% dos Líderes continuam a enriquecer seus dados, somente 54% dos Retardatários recorrem à mesma prática.

    Similarmente, a IA que manuseia os dados da empresa precisa ganhar a confiança das pessoas que os usam, a fim de evitar o risco de efeitos adversos sobre o desempenho da companhia, a reputação da marca e o compliance regulatório.

    94% dos Líderes têm uma forma sistemática de manusear a IA com responsabilidade e ética, comparando com 49% dos Retardatários.

  4. Boa gestão dos investimentos em tecnologia – em toda a empresa

    Os Líderes têm clara visão de todos os investimentos tecnológicos feitos na organização.

    Systematically track ROI graph - leaders Systematically track ROI graph - laggards Systematically track ROI graph

    94% dos Líderes rastreiam sistematicamente o ROI dos investimentos em automação em toda a companhia, comparando com apenas 47% dos Retardatários.

    Os Líderes trabalham para o alinhamento dos negócios, derrubando barreiras entre TI e outros departamentos. Eles também estabelecem centros de inovação, criando pipelines para transferência de inovação. Por exemplo, eles podem considerar como usar melhorias nas vendas conduzidas por machine-learning e tecnologia de CRM a fim de prever e prevenir a rotatividade de pessoal.

  5. Formas criativas de cultivar o talento

    Uma força de trabalho imersa em tecnologias do passado é um dos maiores obstáculos para criar os sistemas expansivos, flexíveis e human-centric necessários para o sucesso.

    Os entrevistados da nossa pesquisa acreditam que, sem treinamento, 52% dos perfis das suas equipes de TI e quase metade (47%) dos perfis das equipes non-IT estarão obsoletos em três anos.

    87% dos Líderes estão usando IA e advanced analytics a fim de personalizar o aprendizado, prever necessidades de perfis profissionais e combinar demandas de perfis com módulos de treinamentos apropriados. Apenas 35% dos Retardatários estão envolvidos em tais considerações.

    Os Líderes também se certificam de que os seus talentos não temam experimentar e apresentar ideias não tradicionais – componentes importantes para aprender e crescer.

Quatro barreiras para a inovação em escala

Em todo o mundo, companhias citam a flexibilidade da arquitetura como a maior de quatro barreiras para a inovação em escala. Os entrevistados foram questionados sobre a efetividade em enfrentá-las. Veja como foram as respostas nos diferentes países.




Adoção Tecnológica: Domínio das novas fronteiras tecnológicas com agilidade e escala.

Flexibilidade da Arquitetura: Construção de arquitetura flexível, uniforme e escalável, capaz de responder às demandas do mercado.

Credibilidade dos Sistemas: Garantia da confiança em sistemas com constantes abordagens evolutivas sobre segurança e proteção de dados.

Custos de Transação: Redução de impedimentos organizacionais e tecnológicos nas interações.


Nosso Plano,
Sua Decisão

Gastar dinheiro com as mais novas tecnologias e trabalhar duro para resolver problemas assim que eles surjam não basta para alcançar o topo no ambiente de negócios atual, altamente competitivo.

Gastar dinheiro com as mais novas tecnologias e trabalhar duro para resolver problemas assim que eles surjam não basta para alcançar o topo no ambiente de negócios atual, altamente competitivo.

Para escalar inovações continuamente e crescer duas vezes mais rápido que as concorrentes, as empresas precisam evoluir para Future Systems cultivando agora a mentalidade e os métodos das 10% do topo. Aquelas que optarem por esperar acharão cada vez mais difícil alcançar os Líderes, diante da proliferação de novas tecnologias e do ritmo acelerado da inovação.

Agora é a hora de dar o passo para o futuro

Os Líderes já gozam de uma vantajosa posição inicial em relação aos demais e não diminuirão o ritmo. Para escalar inovações sistematicamente e impulsionar o crescimento, as companhias precisam deixar de adotar tecnologias como soluções pontuais e evoluir para Future Systems.

Sobre a Pesquisa

Pesquisamos junto à alta direção de 8.356 empresas (metade de IT e metade non-IT) de 20 indústrias em 22 países. Nosso conjunto de dados reuniu indicadores-chave de crescimento e receitas ao longo de oito anos. Cerca de 80% das companhias estudadas têm receitas anuais de US$ 1 bilhão de dólares ou mais.

O Essencial

A maneira como companhias investem e implementam tecnologia nos seus negócios tem impacto direto e duradouro sobre o crescimento de suas receitas. Descubra mais sobre a mentalidade e os métodos das 10% do topo – como elas estão evoluindo para Future Systems e obtendo valor por inteiro dos seus investimentos em tecnologia.

Full report thumbnail

Relatório Completo

20 minutos de leitura

Inforgraphic thumbnail

Infográfico

10 minutos de leitura

Junte-se a nós

Uma carreira na Accenture coloca você na vanguarda da inovação na era digital. Trabalhe com as mentes mais abertas para imaginar e inventar o futuro nos negócios.

VER VAGAS
Into the New
Visite nosso Centro de Assinaturas e Preferências